Publicado em: 05/08/2021 ás 13:57:00

A campanha “Agosto Lilás” foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), elaborada para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial e assinada no dia 7 de agosto de 2006.

A Campanha “Agosto Lilás” promove ações que vão da conscientização da sociedade, no intuito de mobilizar para coibir todas as formas de violência contra a mulher à necessidade da realização da denúncia, derrubando por terra o velho ditado de que “entre briga de marido e mulher não se mete a colher”.

Os dados evidenciam que a violência contra a mulher é cometida em todas as classes sociais, idades, nível de escolaridade, raça e religiões, podendo ocorrer em casa, entre pessoas da família ou entre pessoas que mantenham relações íntimas de afeto, mesmo sem a convivência sob o mesmo teto.

O agressor normalmente é o marido, namorado ou ainda o pai, irmão, tio, avô, etc, contudo a violência também pode ser praticada por outras mulheres.

A necessidade de se conscientizar acerca da importância de prevenir e combater a violência contra as mulheres, está sendo fortalecida ao longo dos anos e a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3855/20, da deputada Carla Dickson, que institui o “Agosto Lilás” como mês de proteção à mulher, sendo que o texto será agora remetido ao Senado.

O projeto de lei prevê que durante o mês de agosto, em todo o País, a União, os estados e municípios deverão promover ações de conscientização e esclarecimento sobre as diferentes formas de violência contra a mulher.

Em Pontes e Lacerda, a Campanha “Agosto Lilás” está sendo realizada pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho e coordenada pelo CREAS, com ações que irão acontecer no decorrer do mês, incluindo dentre elas, rodas de conversas com usuárias do Equipamento e entrevistas com autoridades, que serão veiculadas no site da Prefeitura Municipal de Pontes e Lacerda.