Publicado em: 16/08/2021 ás 09:34:00

Durante o mês de agosto é realizado no Estado do Mato Grosso o “Agosto Lilás”, uma campanha direcionada ao enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída pela Lei Estadual nº 4.969/2016.

Seu objetivo é o de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizando e conscientizando a sociedade a respeito da necessidade de promover o fim da violência contra a mulher, além de divulgar serviços especializados da rede de atendimento à mulher, que passa por situação de violência, bem como os mecanismos de denúncia existentes.

Com indicação realizada pela vereadora Ana Márcia Félix da Silva "Marcinha", o “Agosto Lilás” foi incluído no calendário oficial de Pontes e Lacerda. Realizado pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho e coordenada pelo CREAS, a campanha tem ações ocorrendo no decorrer do mês, incluindo dentre elas, rodas de conversas com usuárias do Equipamento e entrevistas com autoridades, que serão veiculadas no site da Prefeitura Municipal de Pontes e Lacerda.

Segundo Ana Márcia "Marcinha":

“Campanhas que fomente a conscientização de que é necessário combater a violência doméstica e familiar contra mulher, são de suma importância. Nossa sociedade tem vivenciado crescimento significativo no número de atos de violência praticados contra a mulher, especialmente em tempos de pandemia, em todo Brasil.

Destaco que a propagação dessas informações nos meios de comunicação como rádios, TV’s, redes sociais, etc, alcançam grande número de pessoas e contribui para diminuir preconceitos e tabus sobre esse tema. Todos somos responsáveis por zelar pela integridade física e psicológica das mulheres lacerdenses”.

Segundos dados da Superintendência do Observatório de Segurança da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP/MT), os casos de feminicídios em Mato Grosso aumentaram 59% em 2020, em relação a 2019. Foram registrados 62 feminicídios entre janeiro e dezembro do ano de 2020, contra 39 no ano de 2019. Em 2018 houve 42 casos de feminicídios.

• Tags:
  • Agosto Lilás