Bem-Vindo, 22 de Junho de 2017
Pontes e Lacerda Junta Militar

A Carreira Militar

Quatro imagens em uma, um caça em vôo, uma esquadra de navios, um submarino na baia de guanabara e um transporte áquatico de tropas terrestres.De acordo com idade e nível de escolaridade, existem várias opções para homens e mulheres ingressarem nas Forças Armadas, seja como militar de carreira ou temporário.

Para o militar de carreira (oficial ou sargento), o ingresso só é possível mediante a aprovação em concurso público, de âmbito nacional, para uma das Escolas de Formação. O militar, dessa forma, cria um vínculo com a Instituição, podendo deixá-la ao pedir transferência para a reserva remunerada, após o término do seu tempo de serviço.

Já o militar temporário (oficial ou sargento) permanece no Exército por um período de tempo delimitado, previamente informado. Findo o limite máximo do tempo de serviço, o militar passa para a reserva não remunerada. O ingresso é por meio de uma seleção conduzida pelas Regiões Militares, Comandos Aéreos e Distritos Navais, que estabelecem o período e as vagas para cada área de interesse necessária.

O processo de ascensão funcional na carreira militar difere das práticas existentes nas demais instituições. Os postos e as graduações dos militares são indispensáveis, não só na guerra, mas também em tempo de paz, pois traduzem, dentro de uma faixa etária específica, responsabilidades e a habilitação necessária para o exercício dos cargos e das atribuições que lhes são correspondentes.

O militar exerce, ao longo de sua carreira, cargos e funções em graus de complexidade crescente, o que faz da liderança fator imprescindível à instituição. Esses aspectos determinam a existência de um fluxo de carreira planejado, obediente a critérios definidos, que incluem a higidez, a capacitação profissional e os limites de idade, tudo isto influindo nas promoções aos postos e graduações subsequentes. Sem esse fluxo, a renovação permanente, possibilitada pela rotatividade nos cargos, ficaria extremamente prejudicada e a operacionalidade atingida.

Essas promoções são realizadas segundo um planejamento a longo prazo, necessário para definir, com exatidão, as vagas existentes em cada posto ou graduação e administrar o fluxo de carreira nos diferentes quadros de oficiais e de graduados.

A exemplo do que ocorre em todo o mundo, não é só uma temeridade, como também uma irresponsabilidade, com relação à operacionalidade da Força, exigir exercício pleno das atividades militares de Oficiais e Praças em idade avançada.

 

Exército Brasileiro

Brasão do ExércitoEstabelecimentos de ensino destinados à formação de oficiais e sargentos de carreira do Exército Brasileiro. Muitas vezes, elas representam, para homens e mulheres, o início da vida militar. Para ingressar em uma destas escolas, além de preencher os requisitos exigidos, é preciso prestar concurso público de nível nacional.

 

 

Brasão da Escola Preparatória de Cadetes do ExércitoEscola Preparatória de Cadetes do Exército - EsPCEx

Campinas - SP

Fone: (19) 3744-2000

Brasão da Academia Militar das Agulhas NegrasAcademia Militar das Agulhas Negras - AMAN

Resende - RJ

Fone: (24) 3358-4646

Brasão do Instituto Militar de EngenhariaInstituto Militar de Engenharia - IME

Rio de Janeiro - RJ

Fone: (21) 2546-7267

Brasão da EsAExEscola de Administração do Exército - EsAEx

Salvador - BA

Fone: (71) 3205-8805

Brasão da Escola de Saúde do ExércitoEscola de Saúde do Exército - EsSEx

Rio de Janeiro - RJ

Fone: (21) 3860-4127

Brasão da Escola de Sargentos das ArmasEscola de Sargentos das Armas - ESA

Três Corações - MG

Fone: (35) 3239-4100

Brasão da Escola de Instrução EspecializadaEscola de Instrução Especializada - ESIE

Rio de Janeiro - RJ

Fone: (21) 3337-2442

Brasão da Escola de ComunicaçõesEscola de Comunicações -

Rio de Janeiro - RJ

Fone: (21) 2457-4076

Brasão da Escola de Material BélicoEscola de Material Bélico - EsMB

Rio de Janeiro - RJ

Fone: (21) 2457-4886